sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Mil e uma coisas que se podem fazer numa igreja

Foi há já alguns dias que voltei definitivamente de Maastricht, e desde então não tenho falado aqui muito sobre isso. Hoje ficam mais algumas memórias.
A Holanda é um país maioritariamente protestante; durante a reforma protestante muitas igrejas católicas foram convertidas ou deixaram de ser usadas para o culto e além disso, o sentimento laico está muito mais desenvolvido, sendo possível ver coisas que cá em Portugal seriam impensáveis... Aqui ficam alguns exemplos de coisas que podem ser feitas em igrejas pela Holanda fora (quando digo igrejas refiro-me a edifícios que foram construídos com esse propósito, e que têm ainda todo o ar de serem locais de culto, pelo menos por fora.

Praticar o culto: como é lógico, há ainda espaços dedicados ao culto, católico ou protestante, sendo relativamente fácil distingui-las, uma vez que nas protestantes o púlpito encontra-se a meio da nave central e é o centro das atenções, estando os bancos todos virados para o mesmo (pelo menos nas que vi era assim)

Estacionar a bicicleta: em Maastricht, junto à Vrijtof (a praça principal) há um parque para bicicletas que é precisamente uma antiga igreja.

Visitar uma exposição: em Amsterdão a Niewe Kerke é hoje um local de exposições. Das suas antigas funções mantém apenas o órgão de tubos, que resistiu à fúria dos protestantes. Assim que se transpõe a porta lateral dá-se de caras com uma data de néons negros que marcam a entrada da zona de exposições, e é possível vislumbrar uma "esplanada" no meio da nave central.

Ir curtir um som e beber uns copos: Para o fim desta descrição fica o caso que mais me "chocou"... No centro de Maastricht, junto ao rio, há uma discoteca chamada Nightlive, que preenche os requisitos para figurar nesta listagem. Foi lá que passei a minha última noite em Maastricht, uma vez que havia lá uma festa. Entra-se de lado e dá-se de caras com um espaço amplo e pintado de branco, com um enorme crucifixo metálico adornado com luzinhas pendurado no meio da nave central e algumas imagens de santos a uma altura de cerca de 3 ou 4 metros de altura nas paredes de lado, com uns focos a iluminá-las. Ao fundo do altar-mor, encostado à parede é um dos bares. A mesa do DJ fica ao fundo da igreja.

Estranho...