domingo, março 21, 2004

Visitas

Este fim de semana tive o prazer de ter a visita da Nicole, uma amiga minha de Maastricht, que agora está em Erasmus em Salamanca. Com ela vieram 4 amigas (dela): 2 mexcanas, 1 holandesa (tal como ela) e 1 espanhola.
Chegaram na sexta-feira de manhã e partiram ainda há pouco, às 4 da tarde. Escusado será dizer que durante estes dias eu e o Daniel não fizemos mais nada, uma vez que nos dedicámos a acompanhá-las a tempo inteiro. Conosco estiveram também o Gonçalo e o Luís, que só puderam estar a meio tempo. Tentámos mostrar-lhes aquilo que conhecíamos de Portugal, e mais particularmente da zona de Lisboa: andámos por Belém, pela Baixa, Castelo de S. Jorge, Parque das Nações, Sintra, Cascais, sei lá.... Andámos que nos fartámos!! Mostrámos-lhes também um pouco da nossa gastronomia, nomeadamente o tão luso Bacalhau.
Já agora, por falar em gastronomia, porque é que em 95% (inventei este número, mas é altíssimo!!) dos restaurantes portugueses dizem que têm costOletas? Será porque vêm das costOlas? (nem quero imaginar o que isso seja) Na sexta à noite foi por demais. Entrámos num restaurante perto da Avenida da Liberdade, e quando dei por mim estava a fazer um concurso com o Daniel para ver quem é que encontrava mais erros. Entre eles estavam as "Costoletas no Chorrasco", qualquer coisa com "Beikan" (para quem não percebeu, isto queria dizer Bacon), qualquer coisa à Portuguêsa, sei lá, tanta asneira. Elas também se deliciaram com a ementa em Inglês, onde constava um "steak on the rocks", que pretendia ser um bife na pedra, mas acabava por ser, no nome, um "bife com gelo"! No entanto felizmente os erros eram só na carta, e a comida estava mesmo boa!!!!
Quando, já na estação do Oriente, ouvi anunciarem o comboio delas até me assustei. Era o Sud-Express, que fazia paragem na módica quantia de 12 estações em Portugal. Deve ser uma espécie de Comboio Regional Internacional.