quarta-feira, outubro 15, 2003

Acerca da reforma do Ensino Superior...

É tema muito quente neste momento, principalmente por causa da polémica em volta das propinas... Não me quero, para já (talvez para um próximo post), debruçar sobre isso, mas sobre outros pontos... Admito que posso já não estar a par dos últimos desenvolvimentos, mas se tal acontecer os estimados leitores poderão ajudar-me.
Fala(va)-se em generalizar o regime de prescrições e na possibilidade de o valor da propina aumentar para os alunos que chumbarem de ano. Pois eu concordo.
Um curso Superior é (ou devia ser) difícil; por isso aceito que não se façam as cadeiras todas à primeira. No entanto não é assim tão difícil que sejam precisos 8 ou 10 anos, quando ele está projectado para 5. No entanto, não são assim tão raros os exemplos dos “veteranos” que passam uma catrefada de anos na Universidade. Pois não nos podemos esquecer que enquanto eles lá andam estão a gastar recursos do Estado, recursos de nós todos. Por isso, defendo que a partir de certa altura (por exemplo a partir do segundo chumbo) esses alunos comecem a suportar o verdadeiro custo do seu curso. Não se trata de um castigo, mas sim de justiça!