terça-feira, outubro 21, 2003

Dicionário de Língua Portuguesa (2)

Ai eu! Ai eu! – Interjeição utilizada com o intuito de descrever sumariamente o carácter de um determinado indivíduo (normalmente do sexo masculino). Tal descrição é conseguida devido a algumas características comuns ao grupo indivíduos descrito pela dita interjeição.

Cabelo curto – Característica física de alguns indivíduos desta sociedade, altamente evidenciadora do comportamento do referido indivíduo. (Note-se que este comportamento não é tido de modo algum como negativo por parte dos membros desta comitiva).

Está nos livros – Interjeição usada para, sob a forma de uma metáfora, indicar que determinado comportamento ou acção por parte de um sujeito é vista como altamente desejada pelos camaradas desse sujeito, sendo o seu não cumprimento altamente destrutivo para as relações sociais estabelecidas entre os indivíduos do grupo.

Botas da Tropa – Não tire o leitor a conclusão precipitada de que os membros desta comitiva têm o hábito, altamente “suspeito”, de usar o referido item ou qualquer seu similar... Este conjunto de vocábulos serve para a elaboração de comparações, sobre a forma de metáfora, para com outros indivíduos que tenham alguma característica em comum com o referido item.

Salsichame – Petisco sobre o qual já o autor se referiu neste Blogue; no entanto, nunca é de mais referenciar as qualidades do referido petisco. Alimento (muito mais que um alimento) cilíndrico, mas dobrado de tal forma que as extremidades se juntam, formando uma espécie de elipse. É, por definição, suculento, qualificado como uma espécie de “manjar dos deuses”, e é geralmente consumido com o acompanhamento de alguma bebida à base de cevada.