terça-feira, março 27, 2007

Finalmente

O bom tempo ameaça aparecer.

Não se engane o leitor; não está o tempo de Portugal nem nada que se pareça. De manhã o carro está coberto de gelo e o termómetro marca entre -1º e 2º.

Mas durante o dia já aquece, e se não estiver a chover dá para almoçar lá fora, como foi o caso hoje. Além disso, já dá para chegar a casa de dia, e hoje jantámos lá fora pela primeira vez. Soube bem, pelo ar puro, pela vista do jardim, e o barulho dos pássaros... Há que repetir.

sexta-feira, março 23, 2007

Numa maré de pouca sorte

Um dente do siso deu-me umas quantas chatices há umas semanas atrás. Nada de novo: já estou habituado a perceber quando eles nascem. No entanto, este decidiu armar-se em fino. Continuou a chatices aqui ao je, mesmo depois de nascer.
Ora, feita a visita ao Shôtôr dentista, e explicado em francês macarrónico que tinha aqui um problemazinho com o "dent de sagesse", e uma "douleur"zita de vez em quando, segue o prognóstico: fora com ele!
Aparentemente, venderam-me produto de má qualidade, e estragou-se em pouco tempo. Será que me devolvem o dinheiro pelo dente? A fada dos dentinhos também dá moedas por dentes estrgados?

Entretanto aguardo consulta para outro médico, porque pelos vistos o dentista que eu consultei não faz extracções, (Será que há 2 tipos de dentistas?) e vou-me "pastilhando" com analgésicos de vez em quando, porque quando o gajo decide queixar-se, dói que se farta...

Não satisfeito com a carga de trabalhos que já tinha, há 2 dias o meu carro decidiu acender uma luzinha laranja no painel de instrumentos, e avisar-me que "sistema anti-poluição com defeito". Felizmente o aviso só durou 2 dias, e hoje já não se queixou. Será que vai voltar?

Resposta

A provocações vãs.
Maninho, lá porque tiveste um fim de semana de solinho, não quer dizer que estejas já no Verão. Em boa verdade, a Primavera ainda mal começou...
Aqui, como esperado, continua frio de cair para o lado, e chove de vez em quando (como por exemplo, hoje). Ontem à noite estavam -2 graus quando ia para casa, e hoje de manhã tinha uma vez mais uma camadinha de gelo no carro. O bom tempo há de chegar...

terça-feira, março 13, 2007

De volta

Os exames passaram-se (não há notas ainda), e o break foi fantástico. Conforme planeado, ski nos Alpes franceses; a viagem foi bastante longa (8 horas de autocarro para cada lado), mas o sítio era bastante interessante, e a neve fantástica. Deu para descansar, e mudar de ares.

Entretanto, de volta às aulas, desta vez com 6 cadeiras: Foundations of Marketing, Strategy, Managerial Accounting, Process & Operations Management, Corporate Financial Policy, e Leading Organizations.

Em baixo algumas fotos do break



No glaciar, a 3200 metros de altitude

Depois de jantar

(da esquerda para a direita) Eu, o Solomon (outro dos meus house-mates) o Pedro (tuga), a Mae, e o Seshu (do meu grupo)
Eu e o Pedro, no descanso, antes de descermos para voltar para Fontainebleau

segunda-feira, março 05, 2007

Two down, three to go

Foram hoje os 2 primeiros exames aqui no Insead. De manhã Leading People & Groups; resolver um caso da Kodak sobre conflitos interpessoais, liderança, etc. Foram 3h45 em grupo (sim, em grupo). De tarde, Prices & Markets, que é uma espécie de conjunção de vários conceitos de Microeconomia. Sendo esta a minha área de formação, não tive grandes dificuldades, e apenas utilizei 1,5 horas das 3 que tinha disponíveis para o fazer.
Amanhã Financial Markets & Valuation (Finanças I) de manhã, e Financial Accounting (Contabilidade Financeira) à tarde.

domingo, março 04, 2007

Estudando

A manhã esteve solarenga, mas a tarde nem por isso. Ainda assim, a paisagem circundante é agradável, apesar de estar enfiado no Insead.

O jardim que circunda o Euro-Asia center, no campus de Fontainebleau

O cubículo onde passei a tarde

quinta-feira, março 01, 2007

Life Transition

Foi o tema da segunda parte da última aula da cadeira de Leading People and Groups. A discussão começou com um caso de uma antiga aluna do Insead que passou pelo mesmo que cada um de nós está a passar agora. A incerteza acerca do futuro certo, a tentação da opção por um tipo de vida vs. outro tipo, o correr constantemente para um lado e para o outro, enfim as coisas mais e menos confortáveis de um ano que muda a nossa vida.
Foi bom perceber que outros passam pelos mesmos dilema/interrogações.

Perspectivas...

Os mais atentos à evolução dos mercados internacionais ter-se-ão apercebido da queda generalizada dos mercados durante o dia de anteontem. (A China espirrou, e o resto do mundo constipou-se...) Pior ainda, depois da ligeria recuperação de ontem, hoje os EUA continuam em terreno negativo.
Não se pode dizer que seja uma boa perspectiva para quem está a pensar começar entretanto à procura de um emprego bem pago...