domingo, agosto 29, 2004

Bem vindo de novo

É com muito agrado que constato que o DD (Discurso Descontínuo), do Luís volta a ter alguma continuidade. Ficou a promessa de voltar à escrita, desta vez com um novo mote. Porque não um novo look também?

sexta-feira, agosto 27, 2004


Grass Skiing, uma actividade para começar o dia com a adrenalina em cima... Posted by Hello


Tendo sido impossível subir à montanha Jade (4200m), ficámo-nos por voos mais baixos Posted by Hello


A verdadeira loucura nacional: o karaoke Posted by Hello

Casa nova

Na minha curta estadia desta semana em Lisboa aproveitei para estrear a minha casa nova, e dormir lá a primeira de muitas noites que lá passarei...

quinta-feira, agosto 19, 2004


O nascer do sol sobre as montanhas Posted by Hello


Afinal na montanha também chove... Ao menos foi um descanso do calor. Posted by Hello


Hum..... Esparguete ao pequeno almoço... Que bom!!! Posted by Hello


A t-shirt do Contingente português fez sucesso... Posted by Hello


Os participantes de Leiria, à chegada a Linkou Posted by Hello

De volta

Regressei ontem da minha viagem pelo Oriente. Ainda há muito sono atrasado para recuperar, mas a normalidade começa a voltar.
Foi uma experiência muito rica, especialmente pela diversidade de culturas com que contactei, pelo conhecimento que travei com a cultura asiática, o diferentes gostos, o valores, as formas de pensar e de agir; já ia com a expectativa de que as coisas fossem diferente do lado de lá do mundo, mas só quando se chega lá é que se percebe a dimensão da diferença. É difícil de explicar...
O Moot valeu precisamente por essa experiência, porque fiquei com impressão que a nível da actividade propriamente dita as coisas deixaram um pouco a desejar. Taiwan é um país com uma beleza natural fantástica. Tem imensa montanha e é muito verde, mas no que toca à cultura urbana deixa muito a desejar. As cidades são feias e mal arranjadas, e fazem lembrar as nossas aldeias feias e sujas, desorganizadas, com barracões feios e oficinas em baio (as aldeias que assim são, claro está, porque as há bem bonitas..); Taipei (a capital) é assim! Depois passeamos pelas ruas e vem-nos o cheiro das bancas de comida, que umas vezes é um pouco enjoativo, outras dá quase para vomitar.
Quando acabou o Moot apanhei o avião para Hong Kong, e o barco para Macau, onde fui recebido pelos escuteiros portugueses de lá (são da mesma associação que eu, o CNE, embora haja outra associação lá). Macau é uma cidade onde se ouve falar um bocadinho de português (embora não muito), onde os nomes das ruas estão escritos em português e em Chinês, onde se podem ver imensas influências portuguesas. Tem edifícios antigos, casas coloniais, prédios enormes, construídos recorrendo a andaimes de BAMBU, uma torre enorme (a décima mais alta do mundo, com uns 300 e tal metros de altura).
Fazem também parte de Macau duas ilhas: a Taipa e Coloane, que ficam mesmo em frente, para as quais se passa pela ponte. Gostei muito de visitar a zona antiga da Taipa, principalmente a Avenida da Praia, que é uma pequena rua que antigamente era junto ao mar (porque como têm estado a aumentar o território Macau já não tem mesma forma de antigamente) com umas árvorezinhas, e 5 casas antigas, que agora são museus. é uma autêntica viagem ao passado, aquela rua. Depois fui para a ilha de Coloane, ponde me encontrei com o resto dos portugueses para almoçarmos num restaurante português e ir tomar uma banhoca à praia, banhada por uma água castanha, mas muito quentinha...
No domingo participámos na missa da Sé, em português, e visitámos ainda a sede dos escuteiros, e a da associação local, que fica num antigo quartel português, que ostenta ainda o escudo português.
De Macau mudei-me para Hong Kong, onde estive um dia. Dei um passeio de barco, que nos foi oferecido por um pai de uma escuteira de Macau, de onde pudemos apreciar a vista da ilha e tomar um banhoca na praia, de águas mais transparentes, mas igualmente quentes, abrigados pelas redes contra os tubarões. Daí fomos para "o pico", que é um monte de onde se pode admirar a cidade, que se estende até às suas encostas, e um pôr do sol fantástico sobre as ilhas.

domingo, agosto 08, 2004

Ainda vivo

A ultima escrita data de precisamente ha uma semana atras. Pura coincidencia. Pura coincidencia...
Desde que aqui vim a ultima vaz muita coisa ja se passou. Ja andei pelas montanhas 2 dias (deu para apanhar uma chuvada de ficar molhado ate aos ossos, e para ter de usar a sweatshirt que tinha na mochila), mas infelizmente nao fiz aquilo que era suposto o meu grupo fazer, que era subir o monte Jade, que e o monte mais alto desta zona do globo (cerca de 4200m). Isto porque o tufao que por aqui andou ha uns tempos fez das suas e danificou as estradas de acesso ao monte. Depois pegamos no autocarro, e viemos para a segunda parte do Moot, em que toda a gente se reuniu em Hualien, que fica precisamente do outro lado da ilha (a mesma no meio em termos de latitude, mas no lado Este, em vez de Oeste. No entanto, o dito tufao fez das suas de novo, e entao nao pudemos usar a estrada que atravessa a ilha, e tivemos de ir ate a ponta sul para atravessar a montanha, demorando nisto mais de 10 horas de viagem. Isto porque, apesar de a ilha nao ser mto grande, as estradas nao estarem mto desenvolvidas.
Entretanto, aqui, ja fui a montanha de novo, fui a cidade de Hualien, onde fiz umas comprinhas, e hoje fui fazer rafting: o rio nao tinha muitos rapidos, e nao eram muito evoluidos, mas era a primeira vez que eu fazia, e fartamo-nos de andar na palhacada, desde roubar remos aos outros barcos, atirar agua uns aos outros, mandar pessoal a agua, etc....
Amnha e o ultimo dia do acampamento: a cerimonia de encerramento e a noite, e terca de manha vamos para Taipei. Vamos estar la um dia, e depois vou uns dias para Macau.
Hoje a noite sao as apresentacoes dos paises: a nossa sera um show, como e de esperar!

domingo, agosto 01, 2004

Fotos

Podem acompanhar as fotos do Moot que eu ja tirei em http://groups.msn.com/moot2004ptg
Depois e carregar em "Fotografias", e depois em "Fotos do Moot".

No MOOT 2004

Mandei este mail hoje para grande parte dos meus contactos. Se nao recebeste, peco desculpa mas o teu contacto nao estava na minha lista de enderecos do mail.
Aqui fica.
(a falta de acentos e cedilhas nao e gralha, mas deve-se ao facto de estes teclados terem muita coisa, mas nao disporem dos referidos items)

Enquanto uns andam para um lado, outros andam para outro.... Pois destavez eu vim para este lado (do Mundo). Enaquanto alguns de vos devemestar ainda a pensar em levantar-se, pois e manha de domingo, eu estouquase a ir jantar, mas aproveitei ter net para mandar noticias. Paraquem nao sabe, eu estou a participar num acampamento mundial deescuteiros em Taiwan. Sai de Portugal na quarta-feira, e estarei ca atedia 17 (chego a casa dia 18). De momento posso dizer que esta tudo acorrer bem, faz imenso calor e esta um tempo muito humido, o que e umacombinacao explosiva. Ontem os participantes foram divididos em 5grandes grupos, e o meu veio para a zona das montanhas. Para ja estamosnuma cidade, mas acho que amanha vamos para a montanha. Ontem fomosjantar ao centro da cidade onde estou (CHIA YI), ao "night market", quee uma rua apertadinha, cheia de pequenas bancas a vender comida, ondepassam MONTES de carros, e motas, e pessoas, e a confusao e uma coisatal que faz Lisboa parecer uma vilazeca do Alentejo. A comida ealtamente estranha (nem pensem que e aquilo que se ve nos restauranteschineses em Portugal, porque isso e ocidental. A verdadeira comidatipica e algo esquisita. Hoje ao pequeno almoco comi esparguete (a outracoisa que me deram era arroz com feijoes, embrulhados numas folhas, masera intragavel....) com um sumo de fruta com um travo a salsa. So depoise que chegou o leite. Hoje a tarde estivemos a ajudar na construcao deuma ponte aqui ao pe, ou seja, a andar com cimento para um lado, terrapara o outro, calhaus, e afins. ..., para fazer o betao. Bem, emboraainda seja relativemente cedo aqui (18h45m) tenho de ir jantar, porque ojantar aqui (como tudo) e cedo.