terça-feira, outubro 18, 2005

(a lot closer to) paradise

Ontem a noite conheci o dono da pousada onde estava, o Miranda. Portugues de origem, veio para o Brazil ha 8 meses. Rapaz novo, simpatico, conversamos um bocado, antes de eu me ir deitar.
Hoje de manha apanhei o taxi para o porto maritimo, para apanhar o barco para o morro de S Paulo.
Podia apanhar a lancha que saia dai a uns minutos, ou o catamara que saia dai a meia hora. Escolhi o catamara, uma vez que demorava o mesmo tempo, e reduzia as hipoteses de enjoar. Quase 2 horas depois de ter saido, cheguei ao meu destino. Uma ilha um pouco a sul de Salvador, onde nao ha carros, ha uma unica rua que vai passando da praia 1, para a 2, e assim sucessivamente ate chegar a 4. Montes de pousadas mesmo a beira da praia, e tudo barato, porque e epoca baixa. Entretanto conheci um casal de namorados israelitas, que me tem feito companhia desde entao. A tarde foi passada a beira do mar, refasteladinho numa espreguicadeira a sombra dum para-sol. Entretanto anoiteceu, e estive um bocado a porta do meu quarto, numa cama de rede.... Segue-se o jantar.

PS- Curiosos sao os `taxis` daqui. Uns brasileiros armados do seu carrinho de mao, onde transportam as bagagens dos turistas, supplies para os bares, etc. Interessante.
PS2- Fica o pedido de desculpas pela falta de acentos, e fraca pontuacao. O teclado esta preparado para turistas (ou pelo menos tenta), e nao os encontro

segunda-feira, outubro 17, 2005

Life in Brazil

Depois de penar durante o Verão, enquanto o resto da malta aproveitava (e bem) chegaram finalmente as minhas férias... Destino - Salvador, Brasil

Ao chegar ao aeroporto havia um senhor com um letreiro com o meu nome (tinha pedido na pousada que me arranjassem um transfer); sabe sempre bem ter alguém à nossa espera!

À saída, a estrada é ladeada por uma espécie de mata de canas de bambu, criando um clima tropical; fez-me lembrar África. (embora nunca lá tenha estado, era a ideia que tinha na cabeça.
Depois, à medida que nos aproximamos da cidade, numa estrada com condições para auto-estrada, mas em que só nos permitem ir a 80, começamos a deparar-nos com o Brazil real. Uns bairros de lata aqui e acolá, uma urbanização algo confusa, uma vegetação luxuriante (mais uma vez, a lembrar os trópicos), e um ambiente urbano que não consigo qualificar; só consigo dizer que é completamente diferente daquilo que se vê em qualquer cidade europeia (que eu conheça); altamente influenciado pelo clima/vegetação.
Fui direito ao pelourinho; um bairro no centro histórico, que tem vindo a ser recuperado recentemente, onde iria ficar. Muito típico, mas também muito pobre. É giro para visitar, mas não o ideal para andar à noite, pelo que hoje mudei para a Barra. Mas voltando atrás, ontem acabei por andar pelo pelô, a ver as vistas, e depois fui ter com o Luís, o meu chefe de projecto do meu último engagement, que estava por cá. Demos uma volta por Salvador, fomos beber uma cerveja geladinha e jantámos num restaurante típico baiano.
Hoje acordei cedíssimo. Com a luz, com o jet lag, com o barulho, com sei lá o quê. O que é certo é que às 6 e pouco peguei no guia que comprei ontem à noite, e começei a ler, porque estava farto de rebolar na cama. De manhã andei pelo pelô novamente, fui assediado vezes sem conta por vendedores, pedintes, sei lá (por acaso chateiam que se fartam, e fica aquela sensação de desconforto), e depois vim para a Barra
A Barra é a zona das praias: tem a avenida oceânica ao longo das praias, hotéis, turistas (embora não imensos, uma vez que é época baixa), e sinto-me mais à vontade a andar na rua por aqui.
Entretanto passei um pouco pelo hotel para descansar, mudar de roupa e voltar a sair para jantar, que é o que farei entretanto.
Amanhã vou para Morro de S. Paulo, uma ilha que fica a uns quilómetros a sul, muito conhecida pelas praias. Vamos ver como corre!

sexta-feira, outubro 14, 2005

Férias

Falta-me só acabar de organizar uns ficheiros para arrumar com o projecto, e as férias começam em pleno.

Ah como é bom estar de férias!!!

quarta-feira, outubro 12, 2005

Férias a caminho

O vôo já está marcado; para lá e para cá. Salvador é o destino do avião que no próximo domingo me leva de terras lusas em busca do meu descanso (merecido?).
A partir daí, ainda não sei. Permanece a curiosidade pela amazónia, a vontade de apanhar uns banhos de sol, e o desejo de aventura.
Agora há que recolher informações sobre os locais de interesse a visitar, as paragens obrigatórias, e a melhor maneira de as alcançar (provavelmente o ônibus, como diz o povo brasileiro).
Uma promessa fica desde já feita; o pc fica em casa, e o telefone apenas acessível à família e amigos.

segunda-feira, outubro 10, 2005

Un-noticed

Foi como passou o 2º aniversário deste cantinho.
Hoje lembrei-me de consultar os arquivos, e foi no dia 3 de Outubro de 2003 que nascou para a blogosfera o "Palavras sem sentido". Ultimamente mais sem palavras do que sem sentido, mas a vida vai tendo contornos diferentes, e as palavras têm sido mais puxadas para outros lados do que para este.

Entretanto vão-se tentando planear as férias, que tudo indica serem prós lados do Brazil. Pensei em visitar alguns colegas neste tempo (o que faria obviamente com todo o agrado), mas o sol chamou mais alto. Vou à aventura, de mochila às costas, com passagens planeadas pelo nordeste e pela amazónia, mas ainda nada programado. Acho que só vou decidir mesmo para onde ir na altura.

Aceita-se companhia, com gosto pela aventura.