domingo, janeiro 28, 2007

When to say no to big bucks

Foi uma expressão que me passou pela cabeça na passada sexta-feira ao fim do dia.
Passo a explicar: na sexta-feira tivemos uma sessão de esclarecimento sobre Investment Backing, por um actual head-hunter da área, e antigo investment banker. Em jeito de resumo, ficam as ideias principais. É uma área de grande dinâmica, onde se fazem umas coisas engraçadas. Ganham-se ordenados obscenos; para um MBA no primeiro ano poderemos estar a falar de uns 150 mil dólares de base mais outros tantos de bónus (não, não me enganei nos números, são mesmo 230 mil euros anuais). Trabalha-se como um escravo durante os primeiros 4 anos, o que poderá implicar férias canceladas, fins de semana que vão com o galheiro, e afins.

Não muito obrigado!!!

Conduzir em Paris

É uma verdadeira aventura.

Começei pelo facto de se estar num sítio que não se conhece de todo, não dispondo de sistema de navegação (o comum GPS). Nesse aspecto, o co-piloto foi dando a sua ajuda, mas mesmo assim ainda nos perdemos umas vezes.

Depois foi o facto de apanharmos imenso trânsito; ao fim de algum tempo fartei-me do carro e
meti-me no Metro, o que obviamente já devia ter feito mais cedo...

Por último, o facto de o tão luso "chico-espertismo" não ser assim tão luso. Digo com toda a convicção e a quem queira ouvir: "conduz-se pior em Paris que em Lisboa!!!" Ele é carros a ultrapassar pela direita, a porem-se à frente à papo-seco, sei lá...
O cúmulo foi quando à 1 da manhã decidi passar pelo Arco do Triunfo. Para começar, o reparo que aqui em França nas rotundas tem prioridade quem entra, e não quem está dentro, excepto quando indicado em contrário (o que acontece com imensa frequência). Ora, no arco do triunfo não há placas de perda de prioridade, o que implica que toda a gente entra na imensa rotunda (com umas 10 vias...) com toda a força, mas pára assim que chega à entrada seguinte. Depois param todos, à espera de arranjarem uns centímetros, e vão-se metento à moda do "chega para lá que aqui vou eu!" Neste momento assiste-se a uma espécie de emaranhado de carros que passam pela esquerda, pela direita, páram de repente porque têm um atravessado à frente, sei lá... A mim lembrou-me o "Destruction Derby" (nome familiar a quem conhece um pouquinho de jogos de computador) Para mim, que não me considero facilmente intimidável, foi uma experiência petrificante... Foi um daqueles momentos em que até encolhemos os braços, como se ajudasse a diminuir o volume do carro que conduzimos.

Da próxima vez que um franciú me disser que em Portugal se conduz mal aperto-lhe o gasganete...

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Preciso de rever os meus conhecimentos de geografia!!!

Julgava que estava mais longe do Pólo Norte!!!


8 negativos às 9 da manhã?

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Le 25 Avril

Foi sem dúvida uma data extremamente importante para o nosso país à beira mar plantado, sem dúvida alguma, mas não é por isso que escrevo este pequeno texto. É sim para relatar o encontro em Nemours (perto de minha casa) de um café com o respectivo nome em néons vermelhos, acompanhado de um letreiro luminoso da tão grande embaixatriz portuguesa Super Bock. Tenho de lá parar, e ver se dá para ver a bola…

A entrada do Insead


Desporto

Estava a chegar a altura de começar a investir mais tempo neste tipo de actividades. Para os potenciais interessados neste tema, e na minha situação, informo que estou a treinar Râguebi às quintas-feiras, e de vez em quando vai uma corridinha de manhã, durante o fim-de-semana. Prevêem-se ainda umas partidas de Squash entretanto.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Visitas em Fontainebleau

Hoje (domingo) foi dia de quebra na rotina de estudo que se vinha a instalar. Pela manhã fui ter à estação de comboios com a Isabel e o Zé (dois amigos que estão a trabalhar no BNP Paribas aqui em Paris, que vieram de visita com mais 7 amigos. Assim, fomos um grupo de 10 pessoas a passear por Fontainebleau. Durante a manhã (já não era cedinho, porque o comboio ainda demora um cadito) demos um passeio em volta do “Chateau”, pelos seus jardins e lagos (bem, nem imaginam o tamanho disto… não é nada comparado com Versailles, por exemplo, mas ainda assim é bastante grande), e pela tarde fizemos a visita ao “Chateau” propriamente dito. Foi um dia divertido.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Conteúdos

Conteúdo das aulas desta manhã:
Prices & Markets: Curva da Oferta, Curva da Procura, Equilíbrio de mercado
Uncertainty & qualquer coisa que agora não me lembro: médias, medianas, desvio padrão, etc
Finanças: Anuidades, perpetuidades, etc....

Vêem alguma coisa de estranho?
Ora, se não vêem, eu explico.
Prices & Markets: dei isto no secundário, mais precisamente no 10º ano
Uncertainty...: já falei disto há tanto tempo que já nem sei localizar no tempo
Finanças: conteúdo da cadeira de Finanças I, 3º ano de faculdade.

Como vêem, o conteúdo das aulas está a ser (para mim) extremamente invador...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Exercício de imaginação

É domingo, da parte da tarde.

Ontem (sábado) passaste o dia a ter aulas (10 h, mais precisamente), e à noite foste a uma festa. Hoje foste às compras, e voltaste para a escola para preparar as aulas de amanhã. São quase 9 horas; fechas o computador, e arrumas a tralha para ires para casa jantar qualquer coisa...

O que é que falta acontecer?


Obviamente, é chegar ao carro, e encontrá-lo todo congelado. Não se vê nada no vidro da frente. No de trás, idem. Os vidros das portas de trás estão de tal forma congelados, que nem abrem...

(espreitando para o canto superior direito da fotografia, percebe-se que estava 1 grau negativo, o mesmo que hoje de manhã)

Obviamente que na manhã de 2ª, um pouco da mesma história, mas acrescentando um bocado de nevoeiro...

domingo, janeiro 14, 2007

O café até é bastante bebível aqui no Campus

E é à borla, assim como o chá (inglês ou verde).
Com copinhos destes até dá mais vontade...


Os cubículos

São pequenos espaços que existem um pouco por todo o edifício, onde os alunos podem estudar, fazer trabalhos de grupo, etc. Estão todos equipados com um Desktop PC ligado à rede, um Flipchart, e tomadas de rede. Há cobertura WIFI em todo o edifício, excepto nos Anfiteatros (só LAN).

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Ainda agora cheguei...

E já ando a estudar aos fins de semana.
Ontem foi o dia inteiro com aulas, e hoje é preparar as aulas de amanhã. Aqui o sistema é mais ou menos como era na Holanda, em Maastricht. Muito trabalho em casa para preparar as discussões nas aulinhas...

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Contactável

Já tenho finalmente o meu número de telefone francês! (que divulgarei a quem o solicitar, por e-mail, comentário no blogue, etc)
Além disso uso o Skype e o VoipCheap, e mantenho o meu número português.

Não se podem queixar de falta de maneiras de me contactar...

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Registo fotográfico

Porque uma imagem vale mil palavras, aqui ficam algumas fotografias da minha casa.



Vista do exterior




O meu quarto





O jardim



Fica a promessa de fotografias (que ainda não tirei) de Fontainebleau e do Insead para breve, mas entretanto, e para quem ainda não foi "apresentado" ao meu novo bólide, aqui fica também a fotografia...

Ir para o estrangeiro…

…de carro é sempre uma aventura.
(Domingo, 7 de Janeiro de 2007)
Depois do frenesim de escolher o que se leva, o que fica, o que dava jeito ir, mas que fica, o que devia ficar, mas vai, há que fazer a arrumação de tudo no carro (o que nem sempre é uma tarefa simples), e pôr-se ao caminho. Desta vez vim directo (quando fui para Erasmus fui também de carro, mas foi numa óptica de passeio com os meus pais e irmão, e a família do Gonçalo) com o meu pai e o meu irmão; é sempre bom ter companhia, e ir alternando a condução com uma sesta no banco de trás.
Aproveito para fazer um parêntiesis para comentar a fraquíssima qualidade das áreas de serviço espanholas e a excelente qualidade das francesas.
De volta ao assunto, ao fim do segundo dia de viagem (5ª feira), lá chegámos a Fontainebleau, uma cidade pequenina a sul de Paris (cerca de 65 km). Nota-se que é uma cidade com alma; as ruas, as decorações, as lojas, as montras, o enorme “Chateau” que serviu de residência de Verão ao rei, o carrossel, o ringue de patinagem no gelo, criam uma atmosfera engraçada. Na sexta demos uma volta por Fontainebleau, viemos trazer as coisas para minha casa, e fomos jantar a Paris. Foi o dia da despedida do meu pai e do meu irmão, uma vez que saíam cedo no dia seguinte, e eu vinha já dormir a minha casa.
Entretanto, ontem fui às compras ao Intermarché aqui perto de casa (há um Ecomarché acessível a pé, e um Intermarché a poucos km, fui almoçar com a Joana, uma colega da McK que está aqui também no Insead, e recebi o meu primeiro colega de casa, um italiano. Hoje chegou o segundo, um grego.

PS-Para quem me quiser escrever, a minha morada é
35 Rue Grande
77140 Moncourt-Fromonville, France

Et vive la France

Em jeito de introdução, uma pequena nota.

Como será provavelmente do vosso conhecimento, ando já há mais de um ano a planear ir fazer um MBA para o estrangeiro. Após um longo processo, heis que a altura chegou. No passado dia 3 de Janeiro de 2007 saí de Portugal, em direcção a França, onde estarei os próximos tempos, no Insead. A todos aqueles de que não tive oportunidade de me despedir, desde já o meu pedido de desculpas, mas entre deixar o trabalho (sim, já não faço parte da classe trabalhadora), Natal e passagem de ano, não deu para tudo.
Usarei este espaço para ir deixando notícias, contar histórias, etc, para quem me quiser ler, à semelhança de quando estive em Erasmus na Holanda (que foi precisamente quando criei este Blogue, e quando teve mais "actividade")
Boas leituras, comentem à vontade.

Nota: o meu contacto mudou. Se não tens o meu e-mail do Gmail deixa um comentário a pedir, que eu envio.
Nota 2: Tenho conta no Skype, no VoipCheap, e no MSN Messenger. Se usas um destes, deixa um comentário a pedir o meu contacto.