quarta-feira, novembro 28, 2007

Tempestades

Adoro tempestades. Mais concretament, adoro trovoadas.
Adoro a sensação de estar à janela a olhar lá para fora a ver a chuva a cair, ouvir o barulho que faz a bater na janela, ver os relâmpagos e as suas formas curiosas, e ouvir o estrondo com que atingem a superfície.

Agora falemos de Singapura. Nesta altura é a época das monções, o que quer dizer que com intervalos inferiores a uma semana temos uma trovoada valente. E aqui quando chove, chove!

Nunca tinha ouvido os trovões tão perto!!!

domingo, novembro 25, 2007

Veículo familiar

Não é como os automóveis cá em Portugal que só dão para 5 passageiros. Este é mais compacto, e leva 6!!!
Modelo exclusivo do Cambodja...



quinta-feira, novembro 22, 2007

Cambodja em fotos - dia 1

Cá está (finalmente) a reportagem fotográfica desta fantástica viagem. Altamente recomendada!!!

Angkor Wat - como grande parte dos templos que tive oportunidade de visitar, tem um fosso que o rodeia a toda a volta.Foi nomeado uma das 7 maravilhas do mundo este verão. À frente, uma espécie de corredor que faz toda a face principal do complexo, preservandoo espaço interior que circunda o templo propriamente dito. Atrás, sobre a direita, as torres do templo (Hindu). Em primeiro plano, o grupo que me acompanhou. Da esquerda, o Luís (ES), o Paul (NL), o Gopi (Índia), o Daniel (PT), e o Felipe (ES) em baixo.

Novamente o templo de Angkor Wat, ao fundo


Dentro do edifício que faz a fachada a Angkor Wat, dá para ter uma noção da sua dimensão. Isto é só metade!!!
Eu, e o templo de Angkor Wat, na sua representação mais famosa. Embora dê a ideia de ter apenas 3 torres (similarmente à forma como aparece na bandeira nacional do Cambodja), tem de facto 5, mas 2 desaparecem devido à simetria do edifício (4, 1 em cada canto, e uma ao centro)
Eu e o Daniel, relembrando aventuras do nosso Erasmus na Holanda

Alguns monjes saíndo de Angkor Wat. Este espaço fica entre o templo, e a fachada
Having fun...
Angkor Thom - a entrada deste complexo é fantástica! De cada lado, uma imensidão de figuras puxam uma cobra, cuja cabeça se ergue à frente. Este complexo correspondeu à cidade e residência do rei. (Angkor quer dizer cidade capital)
Em Angkor Thom, um templo budista. Em todas as 4 faces de cada uma das imensas torres está escuplida uma face de Buda.
As faces de Buda nas torres
Em Angkor Thom
Ta Prom - onde a Natureza e a obra do Homem se fundem. Este templo esteve abandonado durante cerca de 400 anos; como resultado, imensas e frondosas árores cresceram no seu interior, tornando a sua remoção impossível, pelo risco de danos nos edifícios. A harmonia entre a natureza e uma obra do homem é atingida com uma perfeição incrível, especialmente num fim de tarde cinzento, em que se evita o barulho dos restantes turistas...
Parte de um dos filmes da saga Tomb Raider, com a Angelina Jolie, foi filmado neste templo.


As imensas árvores, cujas raízes se enfiam nos buracos das paredes e dos tectos, tornando-se parte da estrutura




O fim da tarde no cimo da colina

quarta-feira, novembro 21, 2007

De volta do Cambodja

Simplesmente fantástico!!!

Valeu muito a pena.
Fomos no domingo de madrugada, com uma noite de sono quase perdida, porque o voo era às 6 da manhã, e voltámos na 3ª de madrugada também. Pelo meio, dia e meio de visitas a templos limdíssimos, infelizmente parcialmente destruídos, e completamente vazios de tudo o que pudesse ser roubado e vendido, entre estátuas, adereços, etc.

Um dos templos que me impressionou mais foi o Ta Prom, (onde foi filmado um dos filmes do Tomb Raider, com a Angelina Jolie) que esteve completamente abandonado e esquecido por uns quantos séculos, e por isso coexiste com árvores de um tamanho imenso. É uma harmonia curiosa, a que se estabelece entre a natureza e uma construção humana.
Fotos só mais tarde, quando tiver tempo para escolher algumas para pôr aqui, mas já as espreitei, e há algumas muito boas!

sábado, novembro 17, 2007

É já amanhã...


Angkor Wat, Cambodja, recentemente eleito uma das 7 maravilhas do mundo.
Source: Wikipedia

quarta-feira, novembro 14, 2007

Only in Asia

Ontem fui ao concerto dos Linkin Park aqui em Singapura. (Para quem não conhece, digamos que não é propriamente música para todos os ouvidos) O concerto foi fantástico, sem dúvida, mas o que me surpreendeu imenso foi ver as miúdas todas produzidas, de sandália e tudo (algumas inclusive de salto alto) num concerto deste tipo. Estavam vestidas para sair à noite! Mas num concerto...

Só na Ásia

Aqui ficam 2 vídeos do concerto
http://www.youtube.com/watch?v=B6TsLikey3A
http://www.youtube.com/watch?v=J90ePv_LjEU

sexta-feira, novembro 02, 2007

Vietname em fotos - 3

(Fotos da viagem ao Vietnam. Para um pouco de contexto, ler o post "Vietnam em fotos", em baixo)
Uma representação do deus Shiva (Hindu), o deus da destruição. A figura fálica representa o homen, a "bacia" onde esta assenta, a mulher. Em My Son.
Em My Son
Restos da "american war" (é como eles chamam à famosa guerra, com a participação dos EUA). Um tanque americano destruído.
Um Hewey, os famosos helicópteros americanos, no museu da guerra, em Ho Chi Minh City
Passeando de cyclo, no centro de Ho Chi Minh City
Uma "monkey bridge" (ponte do macaco????)
Passeando de barco pelo delta do Mekong

A nossa guia...

Almoço a bordo do barco em que subimos o delta do Mekon. O rio nasce no Nepal, e desagua no Vietnam, embora se vá dividindo em vários braços ao longo do caminho.
No Mekong, altura do banho.

Daydreaming

Não me lembro do nome disto, mas é grande!!!

O mercado flutuante, no rio Mekong

quinta-feira, novembro 01, 2007

Vietname em fotos

Passado que vai já algum tempo da minha fantástica viagem ao Vietname, heis que chegam (finalmente) as fotos a este pequeno canto.
Começo com uma pequena descrição da viagem em si: decorreu de 13 a 23 de Outubro; éramos um grupo de 8 pessoas, das mais diversas origens (Austrália, Espanha, Líbano, Turquia, e Taiwan); estivemos em 3 sítios (Hanói, e Ha Long Bay, no Norte, Hoi An, junto a Da Nang, no centro, junto à praia, e Ho Chi Minh City - anteriormente apelidada de Saigão - e o delta do rio Mekong, no sul). Chega de paleio; venham as imagens, que serão muito mais interessantes (esclarecimentos adicionais disponíveis para quem esteja interessado)...

O templo da literatura, em Hanói - o Tushar e a Clair em 1º plano


A catedral de Hanói


A Sezin, a Clair e a Joana, com um dos lagos de Hanói como fundo. O dia estava cinzento, mas ainda assim bom para passeio.


Algures no Old Quarter de Hanói, lá para as 19h, quando parámos para um café. Adoro esta foto! Reparem no efeito da luz, e o contraste com a escuridão da rua...


Na viagem para Ha Long Bay, os campos de arroz. Era altura da colheita da 2ª rotação de arroz do ano. No sul fazem-se 3 rotações de arroz, no Norte 2 de arroz e uma 3ª de outra cultura, para recuperar o solo. Em média, no Norte, cada família tem cerca de 500 metros quadrados para cultivar. Não é muito....

No porto de Ha Long Bay, os barcos turísticos a prepararem-se para mais uma saída. Fui num destes, numa viagem de 2 dias, com dormida no barco. A água era extremamente calma, e dormiu-se mto bem...


Ha Long Bay à noite, quando estava a ir para a cama. Como os barcos se moviam um pouco ao sabor da corrente, foi complicado tirar uma foto boa, mas a vista era fantástica!

Ha Long Bay de dia, vista do cimo da ilha Titov. Repare-se o pormenor do barco ao fundo, entre os ilhéus.

Ha Long Bay de novo

Em Hoi An, junto à ponte japonesa, a "barqueira" aguarda clientes. Parte da cidade estava inundada, mas o nível da água baixou enquanto lá estávamos, o que nos permitiu ir descobrindo a rua ao longo do rio, cheia de cafés e recantos engraçados.


A ponte japonesa vista por dentro, à noite.

Seguem-se mais fotos num outro post.

Vietname em fotos - 2

Uma janela, o outro lado do rio lá atrás. Gosto desta foto; é o meu desktop a partir de hoje...



Gostei do pormenor no fim da tabela: made with LOVE


Quem é este? Pensativo...

A entrada de um edifício, em Hoi An


A descarga o peixe, em Hoi An

O grupo, a jantar fora. Da esquerda para a direita: O Makram (Líbano), a Joana (PT), eu, a Sezin (Turquia), a Clair (Austrália). O Tushar (Aus) não aparece, e o Francisco (ES) é o fotógrafo

O Tushar, em My Son, as ruínas de um templo Hindu perto de Hoi An. Fantástico!!!
O resto das fotos fica para breve; o website não me está a deixar fazer uploads...